Universidade do Porto lança projecto para aumentar competências digitais de idosos

Cientistas desenvolvem sistema que consegue prever ataques cardíacos com anos de antecedência
Outubro 29, 2018
Helena Sacadura Cabral lança novo livro aos 83 anos
Outubro 31, 2018
Voltar

Universidade do Porto lança projecto para aumentar competências digitais de idosos

A Universidade do Porto (UP) vai lançar o ICTskills4All, um projecto que visa “aumentar as competências digitais da população idosa”, diminuindo “o isolamento e a segregação”.

“Estamos perante uma alteração muito significativa a nível social e tecnológico e, de facto, cerca de 35% desta população idosa, tanto em Portugal como no resto da Europa, não tem qualquer competência digital”, explicou à Lusa o coordenador europeu do projecto, Elísio Costa.

O projecto, desenvolvido no âmbito do Porto4Ageing e financiado pelo programa Eramus+, vai decorrer em mais quatro países europeus (Polónia, Lituânia, Reino Unido e Bélgica) e acolher 160 idosos com mais de 55 anos, e 40 destes são portugueses.

A iniciativa, designada ICTskills4AllEmpowering old adults citizens for a digital world e com a duração de dois anos, vai assim “pilotar duas componentes”: cursos presenciais dirigidos à população que não tem competências digitais e uma plataforma online com cursos que remetem para situações particulares do dia-a-dia dirigidos à população com algumas competências.

 

Notícia do Público

Contacte-nos
close slider